Treino em ritmo fácil (F)
- Gilson Mariano Nery
- 21 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Popularmente conhecido como rodagem, o ritmo fácil tem o propósito de promover alterações celulares desejáveis no nosso organismo e desenvolver o sistema cardiovascular, bem como preparar nosso corpo para o treinos de velocidade. Nesse ritmo podemos sustentar uma conversa e um padrão respiratório de pelo menos uma respiração completa (inspirar + expirar) por 6 passadas.

Um erro comum entre os atletas amadores é fazer uma rodagem em ritmo médio achando que está correndo em um ritmo fácil. O ritmo fácil deve ser fácil, aproximadamente de 59% a 74% da sua capacidade máxima cardiovascular (se seu pace de competição for 4:00 por km, por exemplo, então seu ritmo fácil é de aproximadamente 5:00 por km) ou de 65% a 79% da frequência cardíaca máxima.
Geralmente as rodagens fáceis são feitas em um ritmo constante do começo ao fim exceto por atletas de elite que também costumam fazer as rodagens em um ritmo crescente, porém dentro de um limite adequado que mantém o objetivo do treino que, vale ressaltar, é o de ser fácil.
Dessa forma, é importante que o(a) atleta poupe energia durante as rodagens fáceis para que ele(a) esteja plenamente disposto(a) quando for realizar treinamentos de velocidade. A corrida F (fácil) favorece a recuperação muscular promovendo alterações celulares desejáveis e desenvolve o sistema cardiovascular. Também, a corrida fácil é utilizada no aquecimento, desaquecimento, corrida de recuperação, recuperação dentro de uma sessão de treino e corrida longa.
Contudo, não devemos confundir a corrida fácil com o trote ou trotinho que também são utilizados durante os treinamentos de corrida. O trote é uma corrida muito lenta, quase no ritmo de uma caminhada esportiva, em torno de 8km/h e é utilizado em algumas situações específicas, principalmente como forma de recuperação ou descanso ativo.
Comentários