top of page

A importância dos educativos de corrida

  • Foto do escritor: Gilson Mariano Nery
    Gilson Mariano Nery
  • 21 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Os educativos de corrida contribuem significativamente para melhorar a técnica da corrida e consequentemente a economia da corrida já que quanto melhor for sua técnica de corrida menos energia você vai gastar para correr.

Além de contribuir para melhorar a economia da corrida, o aprimoramento da técnica da corrida por meio dos educativos também contribui na melhoria do desempenho e da velocidade do atleta além de prevenir as tão temidas lesões e promover uma corrida mais saudável, eficiente e consciente.

Alguns atletas executam os educativos apenas antes dos treinos de velocidade mas muitos treinadores concordam que para obter um melhor resultado na corrida de rua é importante que o(a) corredor(a) realize pelo menos de 5 a 7 minutos de educativos antes de todos os treinamentos de corrida, sejam estes rodagens, sejam treinos de velocidade.

O(a) atleta pode executar durante um mês 6 educativos (2x cada um) e trabalhar neles utilizando um espaço de aproximadamente 100m, executando os educativos durante metade do percurso e correndo solto a segunda metade ou também pode fazer os educativos parado durante 30 segundos com 20 segundos de descanso. Mensalmente, altere os tipos de educativos para aprimorar ainda mais sua técnica de corrida. O repertório de educativos de corrida é vasto e é importante que execute vários tipos diferentes de educativos durante a sua jornada como corredor(a) de rua. É importante que o(a) atleta busque realizar os educativos da maneira mais perfeita possível concentrando-se durante a realização dos mesmos.

Vamos conhecer alguns educativos e a função deles:

Anfersen (elevação do calcanhar)

Execução: Calcanhar no bumbum. O quadril fica estável. No momento em que o calcanhar tocar o glúteo o joelho deve estar apontado para o solo. Coordene braços e pernas.

Benefícios: Esse educativo trabalha o potencial elástico, fortalece os músculos posteriores da coxa, alonga o quadríceps (anterior da coxa) e também melhora a coordenação motora.

Dribling (elevação curta do joelho)

Execução: Enquanto a ponta de um dos pés aponta para o solo a outra perna deve estar estendida com o calcanhar apoiado no solo. Faça esse educativo com uma elevação curta e rápida dos joelhos.

Benefícios: O dribling melhora a coordenação do complexo pé-tornozelo e também melhora a consciência corporal.

Skipping (elevação dos joelhos)

Execução: O pé deve subir na linha da perna com a ponta do pé apontando para o solo. Os calcanhares devem quase tocar os glúteos.

Benefícios: O Skipping fortalece os músculos da coxa, trabalha a impulsão das pernas, melhora a coordenação e aumenta a frequência das passadas.


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page