Visualização
- Gilson Mariano Nery
- 29 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Uma técnica que fortalece a mente e nos aproxima mais da realização de nossos objetivos é a visualização. Essa técnica é muito utilizada por atletas de elite de diversas modalidades e consiste em fazer um exercício de imaginar-se, com a maior riqueza de detalhes possível, concretizando seu objetivos, alcançando suas metas ou superando alguns problemas que possam surgir durante o processo. Se trata de a pessoa se ver vencendo limites e/ou atingindo suas metas. Nesse sentido, "a visualização nos leva para a direção correta", "não garante a vitória, mas aumenta a possibilidade de sucesso".
Alguns exemplos podem ajudar na compreensão dessa técnica. Um atleta conhecido que utiliza essa técnica é o nadador olímpico Michael Phelps. Uma das visualizações que ele fazia era imaginando como reagiria caso seus óculos saíssem durante a competição e quando um dia isso realmente aconteceu ele venceu a competição (batendo o record mundial da prova) nadando às cegas pois o seu óculos saiu e tapou seus olhos. Ele já tinha visualizado quantas braçadas teria que dar para completar a prova caso seus óculos saíssem.
Os atletas profissionais do parkour (modalidade esportiva que visa transpor obstáculos de forma eficiente com o uso de corrida, saltos, acrobacias, etc), também utilizam bastante a visualização. Antes de realizarem um salto arriscado, que muitas vezes representa risco de morte, eles se visualizam executando esse salto. Se eles não conseguem se ver realizando o salto eles pressupõem que é melhor deixá-lo para outro momento.
O corredor(a) também pode utilizar a técnica da visualização em sua rotina. Podemos nos visualizar concretizando o tempo que queremos completar em determinada prova, o ritmo de cada volta na pista que temos que atingir em determinado treinamento, o pace médio de cada km da competição que vamos participar, podemos visualizar a atitudes mais corretas e eficientes que vamos ter para emagrecermos aquele kg que está sobrando, enfim, podemos exercitar nossa imaginação e, dessa forma, tornar nossa visualização cada vez mais rica em detalhes e inclusive podemos utilizar essa técnica para atingirmos nossas pequenas metas diárias que não necessariamente estejam relacionadas com a corrida de rua.
Comentários