A importância do sono | parte 1
- Gilson Mariano Nery
- 18 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
"Dormimos se ouvimos a chuva". (Kirwa Tanui - atleta de elite queniano)
São 22:00 e começou a chover. O que você vai fazer? Vai aproveitar para dormir ao som da chuva ou vai assistir mais um episódio da sua série favorita? Se você é um(a) atleta que busca melhorar o seu desempenho na corrida de rua sugiro que você escolha dormir.
Um dos aspectos essenciais para que o(a) atleta possa melhorar seu desempenho na corrida de rua é o sono de qualidade. Atletas de elite chegam a dormir de 10 horas a 12 horas de sono por dia para poderem se recuperar completamente de sessões pesadas de treinamento e para atingirem o máximo de performance possível durante as competições.
Independente da pessoa ser atleta ou não, noites de sono bem dormidas são fundamentais para qualquer pessoa que busque mais saúde e qualidade de vida.
Noites mal dormidas causam diversas consequências negativas como fadiga, queda na produtividade, envelhecimento da pele, ganho de peso extra, entre outras.
No entanto, não basta dormirmos bem durante algumas noites, é necessário que haja consistência. Assim, apenas uma noite mal dormida durante a véspera de um prova por exemplo não prejudica consideravelmente nosso desempenho mas muitas noites mal dormidas certamente prejudicarão nosso desempenho não só no esporte mas na vida como um todo.
Devemos dormir no mínimo de 7 a 8 horas por dia conforme a recomendação da maioria dos médicos. Atletas que seguem um rotina de treinamentos se beneficiarão muito de noites de sono um pouco mais extensas que a quantidade mínima recomendada.

Além de noites de sono reparadoras podemos também incluir cochilos em nossa rotina. Uma pesquisa da Nasa indicou que nossa capacidade de foco e memória para tarefas de trabalho é melhorada quando tiramos um cochilo.
Então, uma das chaves para o sucesso na corrida de rua, e também para atingirmos o melhor desempenho em qualquer tipo de trabalho que realizamos no nosso dia a dia, é organizarmos nosso horários de modo que possamos ter noites de sono reparadoras de forma consistente.
Assim, dormir bem é um hábito muito positivo e poderoso que podemos desenvolver para termos mais saúde e disposição para superarmos com bom humor os diversos desafios que surgem durante nosso dia a dia.
Comentários